Posts Home

Ver mais posts...

Guia completo de sobrevivência CCXP 2018

Guia completo de sobrevivência CCXP 2018

Dentro de algumas semanas estaremos vivendo a experiência mais épica do ano. A CCXP, o maior evento de cultura pop do mundo, conta com 115 mil m² de área recheada com atrações, stands e, principalmente, de filas.

Naturalmente, quem vai pela primeira vez está com inúmeras dúvidas sobre o que fazer e como fazer. Por isso, desenvolvemos aqui um guia para você aproveitar o máximo com tranquilidade. E se essa não é a sua primeira vez na CCXP, temos também dicas que valem muito a pena relembrar. 


Transporte e hospedagem

Opte por pegar hotel/hostel/airbnb e afins o mais próximo possível do evento. Caso não seja possível, fique de olho e ache algo o mais próximo possível da linha azul. 

Linha azul metrô CCXP

A linha azul do metrô de São Paulo termina na estação Jabaquara, que é praticamente em frente ao São Paulo Expo. Se você se hospedar em qualquer ponto da linha azul será um tempo sagrado que você irá economizar e aumentará sua segurança também, caso você esteja com medo de se perder pelo metrô de São Paulo. 

Descendo do metrô Jabaquara você pode optar por ir andando até a São Paulo Expo, numa caminhada que dura em torno de uns 15 minutos. A CCXP até disponibiliza uma frota de vans para transportar as pessoas do Jabaquara até o evento, porém a fila dá voltas no quarteirão e o tempo de espera é grande. Ir andando pode ser mais vantajoso.  

E sempre dê preferência a caminhadas em grupos. Nos dias do evento as ruas ficam apinhadas de gente indo na mesma direção. Faça amizades, ande em grupo.

Falando em andar...

Vá com o tênis mais confortável que você tiver. A partir do momento que você descer do metrô você não irá mais parar de andar. Há muita coisa para se fazer no evento e muita fila para enfrentar. Por isso é bom ir emocionalmente preparado para as tais filas, e aqui lhe digo mais uma vez: faça amizades. Bata um papo e troque figurinhas com o coleguinha ao lado. Ajudará a manter o mau humor afastado e o tempo de fila será mais agradável.

Assim como o calçado, use roupas leves e confortáveis também. Vá com uma blusa fina amarrada na cintura ou leve uma toalhinha na mochila, pois haverá momentos que você poderá querer sentar no chão, principalmente se você optar por dormir na fila para tentar garantir lugar no auditório (falaremos sobre isso mais pra frente).

E se você estiver indo de cosplay que use salto alto, evite ao máximo de ir já para o evento com o salto. Pense nas horas que você passará em pé la dentro. Salve esse tempo que você terá fora do evento para deixar seus pés descansando. Lá dentro você terá a opção de se trocar no camarim de cosplayers e poderá usar os guarda volumes disponíveis.

Sou cosplayer, minha arma/bastão será permitida no evento?

Guia completo de sobrevivência CCXP 2018

Se o seu cosplay usa quaisquer tipo de arma esta deverá ser feita de materiais leves como papelão, espuma, plástico fino ou madeira balsa. Não poderá possuir pontas ou lados afiados. Tudo o que a equipe do evento considerar perigoso e que afete a segurança dos demais no evento será barrado. Se quiser saber mais detalhes acesse este link da própria CCXP.

Fique atento aos documentos

Para entrar no evento é necessário que você esteja portando a credencial do dia escolhido, o e-ticket enviado junto com a credencial e um documento com foto.

Caso tenha optado por retirar as credenciais no evento, elas estarão disponíveis entre os dias  6 e 9 de dezembro e você precisará apresentar o número do pedido e o documento oficial com foto do comprador.

Crianças de 0 a 12 anos precisam estarem acompanhadas de seus responsáveis e estarem portando um documento com foto ou certidão de nascimento.

Não esqueça de levar água e comida

Uma garrafinha de água pode salvar vidas. Lá dentro estará lotado e quente demais, procure manter sempre uma garrafinha de água com você. E leve um lanchinho também, o próprio evento aconselha isso. Lá você também poderá contar com uma praça de alimentação, porém os preços são alto demais, guarde essa grana para os colecionáveis.

Mas lembre-se, se o seu lanche for industrializado (salgadinhos, chocolates, barras de cereais, etc.), ele tem que estar dentro da sua embalagem original. Se não for industrializado (sanduíches, pães, bolos, etc.), ele deve estar numa embalagem de plástico fechada.

Vou sozinho, mas não quero ficar sozinho

Procure grupos no Facebook e Whatsapp, as pessoas sempre estão se organizando para se ajudar, se encontrar, se divertir e se conhecer. Identifique um grupo que tenha a ver com você e faça amizades. A cultura e amizade nerd é uma das coisas mais lindas de se ver, sempre haverá alguém querendo ajudar e conhecer pessoas novas de bom grado.

Preciso dormir na fila para aproveitar os painéis?

Guia completo de sobrevivência CCXP 2018

Os painéis mais concorridos geralmente acontecem no sábado e, sim, você precisa aguentar um bom tempo na fila para garantir lugar no auditório. Há quem diga que chegando na fila de madrugadinha, pelas 6 ou 7 horas da manhã, já consegue entrar, mas também há aqueles que esse ano já estão planejando chegar antes da meia noite e virar a madrugada na fila, pois o painel de sábado será concorrido mesmo!

Caso você opte por chegar cedo na fila, seja no sábado, na sexta, ou no dia que preferir, procure dormir um pouco por lá para aguentar as emoções durante o dia. Procure um grupo de amigos para passarem a noite na fila, leve água e lanche. E não se preocupe, o local é fechado, seguro e tem banheiro pra todo mundo.

Lembrando que os auditórios nunca são esvaziados entre uma atração e outra. Na medida que algumas pessoas vão saindo durante o dia outras vão podendo entrar, mas não contem com isso. Chegue cedo e garanta seu lugar.

Leve dinheiro em espécie

Não seja escravo do cartão. Em muitos lugares você poderá usar ele sem problemas para fazer suas compras, mas, às vezes, você pode ter que ficar esperando a maquininha conectar e serão minutos incômodos na fila. Principalmente no Artists' Alley, é sempre legal ter um dinheiro na carteira. Portanto, leve seu dinheiro em espécie e aproveite tudo sem stress

Leve um remedinho

Guia completo de sobrevivência CCXP 2018

Lá dentro é um aglomerado de pessoas andando pra lá e pra cá, filas de ficar horas parado em pé, luzes fortes para todo lado, aquele calor de não aguentar... Se você tem pavor só de ler isso e já se imagina com aquela dor de cabeça chata, enjoo, dores musculares, leve o seu remédio no bolso. E não se esqueça, sob hipótese nenhuma, de carregar uma garrafinha de água.

Faça um cronograma

Defina suas prioridades. Especialmente se você poderá aproveitar apenas 1 ou 2 dias. São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, você pode não conseguir ver tudo o que deseja. Se você quer muito ver aquele painel bacana, saiba que você poderá perder dia inteiro lá dentro. Chegue cedo e reserve esse dia apenas para o painel.

Se você quer aproveitar a feira, os stands, as compras, se organize. Tenha em mente o que você quer ver, tenha escrito se precisar. Utilize o mapa da CCXP disponível no app na Play Store ou na App Store e veja onde estão os stands que você mais quer ver.

No app, além do mapa você confere todos os horários de tudo o que vai rolar em cada dia. Se você for visitar o Artists' Alley, pense antes em quais artistas você realmente quer ver. Aqui no blog, neste link, você pode encontrar o trabalho de alguns do artistas que estarão lá para ajudar você a se organizar. 


Então galera, organização e planejamento é tudo! Não se esqueçam de levar o livro caso tenham comprado meia social, não esqueçam de esvaziar a memória do celular pra encher de novas fotos, não esqueçam de carregar uma power bank ou deixar o celular no modo mais econômico de energia, e, o principal, não esqueçam a paciência e a boa educação em casa. E viva o épico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário