Posts Home

Ver mais posts...

Tudo o que você precisa saber sobre Doctor Who


Você já ouviu falar em Doctor Who? Está com dúvidas e não sabe como perguntar? Está confuso por onde começar? Doctor Who é uma série que pode deixar quem está de fora num modo bem confuso. Porém, aqui estão as respostas que você precisava para começar a assistir e entender porque todo fã de Doctor Who é tão fanático pela série.

1. Do que se trata a série?

Bem, é sobre o Doutor (sim, como o título), que fisicamente se parece com um humano, mas não se deixe enganar, ele vem de outro planeta, na sua TARDIS, levando um acompanhante humano (geralmente uma garota) para suas viagens no espaço e tempo. Sendo alienígena, ele tem a habilidade de regeneração, o que explica tantos atores para o mesmo personagem durante os anos.

2. E quando iniciou essa série exatamente?

Doctor Who é comumente dividido em duas eras: Classic Who e New Who.

Lá em 1963 saiu a primeira temporada da série pela BBC, ganhando um grande espaço na cultura pop britânica, porém, caindo um pouco com o passar do tempo. Entretanto, foi uma era com 26 temporadas, sendo cancelada em 89. Em 1996 voltou para um breve tele-filme.

E aqui entramos na era New Who. Em 2005, a BBC decide relançar a série para um público caloroso e Doctor Who caiu nas graças da cultura pop novamente. Partindo do ponto onde o telefilme foi deixado, atualmente a série encontra-se na 11º temporada.

3. Tudo isso? Devo assistir desde o início do início?

Apenas se você se tornar um fã insaciável. Começando pela primeira temporada da era New Who você já estará bem encaminhado na série. Em fato, sempre que indico Doctor Who a alguém digo para assistir primeiramente o 10º episódio da 3º temporada, Blink. Por que? Para você ter uma ideia no que você está entrando, só para você saber qual é a do Doutor e saber se isso realmente é para você. É um episódio fechadinho, sem nenhuma conexão com os outros episódios. E é brilhante. Essa minha dica sempre funciona, as pessoas já partem para o primeiro episódio amando a série.

4. Ok, então me diga mais sobre esse doutores.

O Doutor (sim, apenas o Doutor) é um alien de um planeta chamado Gallifrey. Ele, assim como todos os de sua espécies, são Time Lords, (senhores do tempo) e possuem, o que chamam de "pequeno truque para enganar a morte", o poder de regenerar suas células. O que na realidade é um ótimo truque para contratar um outro ator quando se faz preciso e continuar com as aventuras da série. Sendo assim, eis a lista com todos os Doctors:

William Hartnell (1963-1966), Patrick Troughton (1966-1969), Jon Pertwee (1970-1974), Tom Baker (1974-1981), Peter Davison (1981-1984), Colin Baker (1984-1986), Sylvester McCoy (1987-1989), Paul McGann (1996 – apenas no telefilme), Christopher Eccleston 2005), David Tennant (2005-2010), Matt Smith (2010-2013), e Peter Capaldi (2013-2017). E pela primeira vez na história, o Doutor estará sendo interpretado por uma mulher, Jodie Whittaker (2018- ). Há também John Hurt, que teve a oportunidade de conceber o papel para um episódio especial, contudo, ele não faz parte da linha oficial de doctors.

5. Se há tantos atores, então ele é um personagem diferente em cada vez?

Essencialmente não. Cada ator traz um pouco de sua personalidade para o papel. Cada um com suas peculiaridades e carisma fazem um Doutor único. Mas ele ainda é o mesmo cara com dois corações viajando dentro de sua TARDIS tentando proteger o universo por mais de mil anos. Só que agora ele é o último de sua espécie. A era New Who trouxe esse tom mais pesado, enfrentando a culpa por ser o único de sua espécia a sair da vivo da Guerra do Tempo contra os Daleks (arqui-inimigo dos time lords).

6. TARDIS? Ok, o que é uma TARDIS?

TARDIS é acrônimo para Time And Relative Dimension In Space, traduzindo, Tempo e Dimensão Relativa no Espaço. É uma nave que, bem... É uma cabine policial azul e é maior por dentro do que por fora. Sim! É uma nave enorme que possui um disfarce para quem vê de fora. Tecnicamente ela deveria se disfarçar de acordo com o local e época onde ela aterrissar. Entretanto, como mencionado, Doctor Who estreou em 63, sendo tanto, assim que ela aterrissou aqui entre nós seu sistema travou, fazendo ela assumir essa forma permanente de cabine policial azul utilizada nos anos 60 que tanto amamos. E sim, ela é viva. E tem uma relação um tanto diferente com o Doutor, levando ele a lugares onde não esperava, fazendo aparecer apenas como uma pequena falha.

7. E o que acontece nessas aventuras?

Basicamente tudo gira em torno do Doutor tentando proteger o universo e manter a paz entre espécies. Isso pode variar muito entre ser uma aventura rápida, longa, leve, pesada e complexa. Há aventuras que irão te deixar com a cabeça explodindo pensando nelas durante a semana, outras que você nem lembrará amanhã quando acordar, mas são todas especiais e gostosas de assistir.

Se você está curioso e querendo acompanhar a série, Doctor Who está disponível na Amazon Prime Video e também no canal Syfy.


- Texto baseado na EW.



Nenhum comentário:

Postar um comentário