Posts Home

Ver mais posts...

Parque Nacional Aparados da Serra


 Localizado na divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul, o Parque Nacional de Aparados da Serra abriga uma beleza exuberante com 13.141,05 ha de área e canyons que chegam a 700m de altura. No canyon do Itaimbezinho você encontra 3 trilhas: do Vértice e do Cotovelo, localizadas na parte de cima, em Cambará do sul. E a trilha do Rio do Boi localizada na parte de baixo, com entrada em Praia Grande.

Como são as trilhas?

 Super tranquilas de se fazer, exigem apenas um esforço leve, podendo ser feita por pessoas de qualquer idade, desde que esteja disposta a caminhadas longas, sendo que a trilha do Cotovelo leva cerca de 3 horas para ser completada. Em cerca de 45 min você chega até a borda dos canyons e fica abalado com a vista. A trilha continua se estendendo pela borda, onde há 3 mirantes localizados estrategicamente para você observar o desfiladeiro lá em baixo e um local especial pra você sentar e apreciar a paisagem.





 A trilha do Vértice ja é mais curtinha, levando cerca de 1 hora para concluir. Andando agora pela outra borda do canyon você estará de frente com a cachoeira véu de noiva. E aqui já deixo uma dica: se você é aquela pessoa que gosta de um pastelzinho com um café bem caseiro, dê uma esticadinha na caminhada e visite A Casa do Vô Marçal e Vó Maria. Tomar um café com delícias caseiras em meio a tranquilidade de uma vista sem igual não tem preço.





 A trilha do rio do boi é  a maior, levando 6 horas para ser feita. Localizada na parte de baixo do parque, lá você vai precisar de um guia. E aqui ja deixo mais uma dica: faça essa trilha no verão ou na primavera, pois boa parte da travessia dela é feita por um rio, onde a água pega pela cintura. Como fui no inverno, troquei a trilha por uma cavalgada pelos canyons. E super recomendo, mesmo que você faça a trilha do boi também.
 Eventualmente você precisará passar pela Serra do Faxinal, seja você estando em Praia Grande subindo para as trilhas da borda ou seja você descendo de Cambará para a trilha de baixo. São cerca de 18km de serra com apenas alguns trechos asfaltados. As curvas são bem fechadas e com algumas pedras soltas no caminho, portanto, vá com calma e aproveite a vista que a serra proporciona.

Mais informações sobre o parque nesse site.
Site e Instagram para a cavalgada e guia para a trilha do rio do boi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário